Consulta aqui as histórias mais recentes do projeto

JORNADAS

Os jovens na linha da frente: rádio comunitária como forma de combate aos incêndios

Entre os dias 25 e 28 de maio, o projeto ForestFM participou nas XVII Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu, que decorreram na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Com uma apresentação com o título “O envolvimento dos jovens na prevenção dos incêndios rurais: o caso do projeto ForestFM”, o projeto deu destaque à componente comunitária que o assume na produção dos conteúdos radiofónicos.

25-28 MAIO 2023

CONGRESSO

ForestFM como forma de inserção do tema dos riscos na educação apresentado em Coimbra

“Educação para o Risco: desafios a partir de um caso de utilização de rádio para a prevenção de incêndios rurais” é o título da apresentação do projeto ForestFM realizada no âmbito do VI Congresso Internacional de Riscos, que decorreu em Coimbra, entre os dias 23 e 26 de maio. A apresentação refletiu os resultados preliminares da análise de entrevistas realizadas a professores e diretores das escolas envolvidas no projeto.

23-26 MAIO 2023

CONFERÊNCIA

Apresentação em congresso internacional dedicado aos incêndios rurais

Entre os dias 16 e 19 de maio, teve lugar, na Alfândega do Porto, a 8th International Wildland Fire Conference, na qual o projeto Forest FM deu a conhecer alguns dos resultados preliminares da fase de implementação do ForestFM nas escolas, numa apresentação com o título Improving wildfire preparedness: lessons from a school radio educational program, inserida numa sessão dedicada ao envolvimento de stakeholders (partes interessadas).

16-19 MAIO 2023

CONGRESSO

De Viseu para Bragança: ForestFM apresenta resultados em congresso de comunicação de ciência

Bragança foi a anfitriã do Congresso de Comunicação de Ciência SciComPt 2023, que decorreu entre os dias 3 e 5 de maio de 2023, sob o mote Transformar, e o projeto ForestFM não pôde deixar de marcar a sua presença, tendo apresentado os resultados preliminares da análise de entrevistas aos jovens participantes nas oficinas de produção de rádio para a aprendizagem e comunicação de medidas de prevenção de incêndios rurais.

3-5 MAIO 2023

DEBATE

Debate sobre a prevenção de incêndios rurais em Carregal do Sal

No âmbito da oficina do projeto ForestFM, na Escola Secundária de Carregal do Sal (Distrito de Viseu), alguns alunos do 12º ano do Curso Técnico Profissional de Proteção Civil, dessa mesma escola, propuseram-se a preparar um debate com diversos elementos ligados à proteção civil municipal e subregional.

14 DEZEMBRO 2022

Jovens à conversa com a Proteção Civil, na Escola Secundária de Nelas

No dia 18 de Novembro de 2022, na Escola Secundária de Nelas, no distrito de Viseu, os alunos do Curso Técnico Profissional de Animação Sociocultural entrevistaram Alexandre Borges, técnico superior da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Alexandre Borges exerce funções no atual Comando Subregional de Viseu Dão Lafões.

18 NOVEMBRO 2022

CONGRESSO

Participação no XIV Congresso da Lusocom: a perceção de 229 jovens do distrito de Viseu

“Perceção de risco de incêndio rural e acesso à informação entre os jovens da região centro” foi o tema escolhido pela equipa do ForestFM para apresentar ao XIV Congresso da LUSOCOM algumas das principais conclusões de uma primeira análise dos dados recolhidos por inquérito, no arranque do projeto.

26 OUTUBRO 2022

APRESENTAÇão

Clima e Sustentabilidade: Envolvimento e Participação para uma Cidadania Digital

Entre os dias 20 a 22 de julho de 2022, decorreu, no Porto, o VII Encontro Internacional Casa das Ciências, no qual o coordenador do ForestFM fez uma apresentação sobre a importância do setor educativo na promoção de ações pró-clima e de defesa do ambiente.

22 JULHO 2022

O futuro das rádios escolares e comunitárias em discussão

No passado dia 4 de julho, foi organizado o primeiro evento presencial do projeto ForestFM que juntou os elementos da equipa e outros profissionais versados nas áreas da literacia e da educação para os media. O seminário, que decorreu nas instalações da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, visou promover a reflexão e discussão sobre iniciativas de rádio e de podcast desenvolvidas em contexto escolar.

4 JULHO 2022

WORKSHOP

Um primeiro contacto com a rádio: o projeto ForestFM nas escolas

Com o propósito de viabilizar o contacto dos jovens com a produção de conteúdos radiofónicos e de os envolver na problemática dos incêndios rurais, a equipa do projeto ForestFM deslocou-se até Nelas, distrito de Viseu, nos dias 13 e 20 de junho de 2022, para promover um workshop experimental.

13,20 JUNHO 2O22

CONGRESSO

Participação no 9.º Congresso Olhares sobre Educação, com o tema educação para a cidadania

No dia 26 de novembro de 2021, o ForestFM participou no 9.º Congresso Olhares sobre a Educação. Este evento internacional, organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu, teve como propósito discutir as problemáticas da educação, mais especificamente, as práticas de investigação e as práticas em diferentes cenários educativos. Esta edição dedicou-se, em particular, à educação para a cidadania, no sentido de promover diálogos inclusivos.

26 NOVEMBRO 2021

CONGRESSO

A análise da cobertura mediática dos incêndios rurais na na conferência anual IAMCR

Durante os dias 11 e 15 de julho de 2022, o ForestFM participou na conferência anual organizada pela International Association for Media and Communication Research (IAMCR) que, este ano, teve lugar em Pequim (China). A comunicação do ForestFM, com o tema “Enquadramento mediático dos incêndios florestais pelos jornais portugueses: que história é contada e por quem?”, foi incluída no grupo Meio Ambiente, Ciência e Comunicação de Risco.

11, 15 JULHO 2022