Clima e Sustentabilidade: Envolvimento e Participação para uma Cidadania Digital

Entre os dias 20 a 22 de julho de 2022, decorreu, no Porto, o VII Encontro Internacional Casa das Ciências, no qual o coordenador do ForestFM fez uma apresentação sobre a importância do setor educativo na promoção de ações pró-clima e de defesa do ambiente.

Com o título “Envolvimento e Participação para uma Cidadania Digital” e sob o tema “Clima e Sustentabilidade”, foi destacado o papel de professores e de alunos enquanto multiplicadores de conhecimento e, simultaneamente, como agentes de mudança de comportamentos, ou seja, como promotores da ação climática.

No caso dos professores, para além do reconhecido papel de ensino e de disseminação de conhecimento pela lecionação, é também de ressalvar o papel do ensino pelo exemplo. No caso dos estudantes, o seu papel multiplicador é espelhado na transmissão de conhecimento aos familiares, amigos e colegas, aos seus círculos mais próximos e pela motivação para promover movimentos ativistas em prol das suas preocupações.

Em todas as questões que têm uma dimensão social (para além da científica) relevante, como é o caso das Alterações Climáticas, no seu ensino torna-se importante reconhecer as diferentes esferas que fazem parte da discussão do tema. Falamos, por exemplo, de se atentar ao enquadramento sociopolítico em que ocorre, as visões socialmente controversas, a perspetiva da incerteza quanto ao futuro.

Com estas questões em mente, o papel da escola na consciencialização e entendimento crítico dos jovens sobre os temas da preservação ambiental revela-se de extrema importância. É também aqui que age o projeto ForestFM, que procura sensibilizar os jovens para esta consciência e promover o seu ativismo, dando-lhes literalmente voz e tempo de antena.