Participação no XIV Congresso da Lusocom: a perceção de 229 jovens do distrito de Viseu

Perceção de risco de incêndio rural e acesso à informação entre os jovens da região centro” foi o tema escolhido pela equipa do ForestFM para apresentar ao XIV Congresso da LUSOCOM algumas das principais conclusões de uma primeira análise dos dados recolhidos por inquérito, no arranque do projeto.

A apresentação do ForestFM, enquadrada no eixo “Ativismo, Comunicação Intercultural, Mudança Social”, incidiu sobre a perceção de 229 jovens de escolas do 3.º ciclo e secundário do distrito de Viseu sobre risco de incêndio e a sua preparação para o mesmo, estabelecendo uma relação com as suas principais fontes de informação sobre o tema (os pares, a família, a escola e os media).

O evento, que decorreu nos dias 25 e 26 de outubro de 2022, na Universidade do Porto, pretendeu estabelecer-se como um fórum de troca de ideias sobre o “desafio da configuração em rede do espaço lusófono global”, que surge no contexto da globalização, da migração e da transformação cultural e identitária das sociedades, cada vez mais mediada pelo digital.

Nesta análise preliminar, destaca-se a aparente influência dos media na auto-confiança dos jovens quanto ao seu grau de preparação em caso de incêndio.

em