O futuro das rádios escolares e comunitárias em discussão no Seminário “ForestFM”

No passado dia 4 de julho, foi organizado o primeiro evento presencial do projeto ForestFM que juntou os elementos da equipa e outros profissionais versados nas áreas da literacia e da educação para os media.

O seminário, que decorreu nas instalações da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, visou promover a reflexão e discussão sobre iniciativas de rádio e de podcast desenvolvidas em contexto escolar.

O programa do seminário considerou diferentes momentos. Após uma breve apresentação do enquadramento e metodologia do ForestFM, realizada por José Azevedo, coordenador do projeto, Susana Tavares, da Direção Geral da Educação (DGE), abordou a política atual relativamente às redes de rádios escolares no contexto dos media e Vítor Tomé, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (IUL) -, prosseguiu com a análise do lugar da rádio no âmbito da educação para os media

Posteriormente, Maria José Brites, professora universitária e investigadora do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias da Universidade Lusófona (CICANT), apresentou o RadioActive, um programa de rádio produzido por membros do Projeto RadioActive 101, que promove a inserção social de jovens em potencial risco. Seguiu-se a intervenção de Luís Costa, coordenador da Binaural – Associação Cultural de Nodar, um projeto cultural que atua na região de Viseu Dão Lafões nas áreas da arte sonora e de criação multimédia.

Já no período da tarde, foram expostas algumas experiências de rádio e de podcast nas escolas. O primeiro a apresentar foi João Pedro Costa, profissional de rádio e um dos fundadores da estação Rádio Miúdos, uma rádio online direcionada para as crianças, pais e professores que, além de transmitir música, divulga conteúdos educativos e informativos. Vítor Diegues, professor e coordenador da Rádio Vale do Tamel – Webrádio Educativa, do Agrupamento de Escolas Vale do Tamel, em Barcelos, apresentou, de seguida, o seu projeto, no qual os alunos têm a possibilidade de serem os comunicadores. Neste seguimento, a professora de Tecnologias de Informação e Comunicação do Agrupamento de Escolas de Freixo, Mónica Carvalheira, e 4 estudantes deram a conhecer o seu podcast escolar Freixo TeenTalks. O professor Paulo Martins encerrou as sessões de apresentações com a divulgação da Rádio Impacto da Escola Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis. Por fim, houve ainda espaço para refletir sobre as experiências partilhadas e debater perspetivas e desafios futuros.

Links relacionados:

em