Debate sobre a prevenção de incêndios rurais em Carregal do Sal

No âmbito da oficina do projeto ForestFM, na Escola Secundária de Carregal do Sal (Distrito de Viseu), alguns alunos do 12º ano do Curso Técnico Profissional de Proteção Civil, dessa mesma escola, propuseram-se a preparar um debate com diversos elementos ligados à proteção civil municipal e subregional.

No dia 14 de dezembro de 2022, na sede da Câmara Municipal de Carregal do Sal, os alunos organizaram e promoveram um debate sobre a prevenção de incêndios rurais, com o apoio científico da equipa do projeto ForestFM. Este evento contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Carregal do Sal, José Batista, do Comandante Operacional SubRegional de Viseu Dão Lafões, Miguel David, do Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde, Carlos Bastos, dos Comandantes das duas corporações concelhias, de Carregal do Sal, Filipe Lopes, e de Cabanas de Viriato, Fernando Campos, bem como do representante da Guarda Nacional Republicana, o 1º Sargento e Chefe do Núcleo Ambiental da GNR, Aldo Branquinho.

Neste debate foram discutidos temas como a influência do ordenamento do território na gestão dos incêndios rurais, as dificuldades sentidas na prevenção e, também, no combate, bem como a gestão das operações nos incêndios de 2017, o impacto dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” e o papel dos jovens na prevenção de incêndios.

em