Jovens à conversa com a Proteção Civil, na Escola Secundária de Nelas

No dia 18 de Novembro de 2022, na Escola Secundária de Nelas, no distrito de Viseu, os alunos do Curso Técnico Profissional de Animação Sociocultural entrevistaram Alexandre Borges, técnico superior da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Alexandre Borges exerce funções no atual Comando Subregional de Viseu Dão Lafões que, na altura da entrevista, se designava Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu. Formado em Geologia, pela Universidade de Coimbra, desenvolveu, ao longo da vida, diversas funções ligadas à proteção civil. Para além do cargo profissional que exerce, iniciou o seu percurso como bombeiro voluntário em 1988, e passou ainda pelos cargos de Comandante e Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim.

Numa conversa que durou cerca de 40 minutos, houve a oportunidade de explorar diversos temas relacionados com a proteção civil e, mais especificamente, com os incêndios rurais, nomeadamente as medidas de prevenção, os comportamentos das pessoas, a abordagem dos media aos incêndios e o nível de literacia das pessoas para esta problemática.

O técnico superior alerta, ainda, para o papel fundamental das populações na resposta aos incêndios rurais, nomeadamente o dos jovens, por terem maior facilidade em assimilar informação e em adotar comportamentos preventivos.