
O ForestFM é um projeto que tem como objetivo envolver os jovens na promoção de atitudes e de comportamentos favoráveis à prevenção de incêndios, fomentando uma vertente colaborativa.
O projeto propõe a produção de um programa participativo de rádio, no apoio à preparação de comunidades em regiões afetadas por incêndios extremos, pelos jovens de escolas secundárias do distrito de Viseu.
A dimensão catastrófica dos incêndios rurais ocorridos em Portugal, em 2017, motiva-nos, como comunidade, a refletir sobre a importância da comunicação do risco para promover a preparação das pessoas das comunidades de modo a reduzir as consequências sociais e económicas.
Com origem em fatores diversos e interdependentes, o problema dos incêndios em Portugal é estrutural e tende a agravar-se com as alterações climáticas que criam condições para a maior frequência de incêndios extremos.
Como o nível de preparação da população para prevenir e responder a incêndios é baixo e a maior parte dos incêndios têm origem humana, desenvolver conhecimento científico e ações interativas de comunicação de risco é crucial.
Através da produção de conteúdos radiofónicos, os jovens terão oportunidade de recolher e partilhar experiências e conhecimento da comunidade e de especialistas relacionados com os incêndios rurais.
A mobilização dos jovens na prevenção dos incêndios está identificada como uma área de atuação no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais. O ForestFM adota uma abordagem inovadora e intergeracional em que se destacam quatro vetores:
a) a importância dos jovens (15-18 anos) como “embaixadores” de novas atitudes: colocar os jovens num papel central na recolha de experiências relacionadas com incêndios e na preparação de um programa de comunicação do risco;
b) a importância de compreender a perceção das comunidades sobre os incêndios rurais e desenvolver formas adequadas de comunicação para as envolver na minimização dos problemas associados;
c) a centralidade das estratégias colaborativas na recolha das experiências vividas de forma a permitir identificar competências e recursos das populações locais;
d) a importância da tradução do conhecimento sobre prevenção de incêndios em atitudes e ações efetivas, valorizando a interligação entre a apropriação do conhecimento científico pelas populações e a sua associação ao conhecimento decorrente das vivências no terreno.
Com a duração de três anos (fevereiro de 2021-janeiro de 2024), pretende-se que o ForestFM contribua para reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resiliência das populações rurais, formando comunidades melhor preparadas e com um maior sentido de responsabilidade social e pessoal na proteção do património natural e na prevenção dos incêndios.
O ForestFM irá decorrer em três fases distintas:
1ª Fase
Mapeamento das atitudes e conhecimentos das comunidades sobre incêndios rurais.
Método
Inquérito distribuído pelos alunos das Escolas Secundárias da Região Centro; entrevistas com stakeholders locais; análise de conteúdo da produção noticiosa sobre incêndios.
2ª Fase
Sessões de formação (oficina) nas escolas sobre o uso da rádio comunitária como ferramenta de comunicação.
Método
Recolha pelos estudantes de histórias sobre as experiências vividas pela população local com os incêndios; produção de um programa de rádio pelos alunos, com o apoio dos professores.
3ª fase
Disseminação dos resultados do projeto sobre redução do risco de incêndio através de rádio participativa.
Método
Produção de artigos científicos e de manuais educativos sobre rádio participativa e envolvimento comunitário na redução do risco de incêndios; organização de conferências e ações de disseminação dos resultados/conclusões.
Queres conhecer as escolas que estão a trabalhar connosco?
Estas são as Escolas que estão a trabalhar connosco para fazer a diferença, apostando no efeito intergeracional e na ideia de que os jovens têm um papel fundamental na prevenção de incêndios rurais e na atuação em cenários de risco
Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro
A Escola Secundária de Tondela – 3º Ciclo do Ensino Básico é a sede do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, do qual fazem parte vários níveis de ensino.
No projeto ForestFM, o Agrupamento está a participar com duas turmas do 9.º ano e uma equipa interdisciplinar de docentes. Cada sessão dinamizada junto dos alunos está distribuída pelas diversas disciplinas (como Português, Inglês, Física e Química, Ciências Naturais, bem como Cidadania e Desenvolvimento) de forma a que os conteúdos do projeto complementem os conteúdos programáticos do respetivo nível de ensino.
São os mais jovens participantes no projeto e estão cheios de energia para fazer conteúdos de rádio!
Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal
O Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal participa no projeto ForestFM com uma turma de alunos do Curso Técnico Profissional de Proteção Civil.
Estes participantes estão já muito sensibilizados para as questões relacionadas com os incêndios rurais! Por isso, vamos, também, aproveitar para aprofundar as relações com a comunidade local e valorizar o conhecimento de cidadãos, especialistas e entidades locais.
É na hora da disciplina de Prevenção e Salvamento que os alunos trabalham em cada desafio do projeto ForestFM, em que é privilegiada a troca de conhecimento entre o que os alunos já sabem e o que as sessões do projeto podem acrescentar.
Agrupamento de Escolas de Mortágua
A escola sede do Agrupamento, a Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, destacou uma turma do 12º ano do Curso de Ciências e Tecnologia para participar na oficina e nas atividades ligadas ao projeto ForestFM.
Todos os trabalhos decorrem na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com alguns contributos da disciplina de Geologia.
Estão, a bom ritmo, a desenvolver conteúdos de áudio no âmbito do projeto!
Agrupamento de Escolas de Nelas
Os alunos de uma turma do Curso Técnico Profissional de Animação Sociocultural do Agrupamento de Escolas de Nelas foram os escolhidos para acolherem e desenvolverem a oficina e outras atividades do projeto ForestFM.
Igualmente na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento os alunos têm a possibilidade de ainda poder contribuir para a dinamização da rádio escolar que transmite durante os intervalos nesta escola.
Vamos descobrir se as capacidades de animador sociocultural são facilmente transitadas para a animação de rádio!
Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia.
A Escola Secundária de Vouzela é a sede do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia. Nesta escola, o projeto ForestFM acompanhou alunos do 10.ºA e do 10.ºB.
Durante as sessões, os participantes tiveram a oportunidade de contactar com especialistas na área dos incêndios florestais e da conservação ambiental e membros da proteção civil e da comunidade local. Participaram ainda numa mini-oficina de exploração dos sons da floresta, realizada dentro da sala de aula pela Binaural Nodar, uma organização reconhecida pelo seu trabalho na arte sonora e na ecologia acústica.
Este envolvimento prático e interdisciplinar não só enriqueceu o conhecimento teórico dos alunos sobre a temática dos incêndios rurais, mas também desenvolveu as suas competências em comunicação, trabalho em equipa, e uso de tecnologias de áudio, fundamentais para a produção de programas de rádio educativos e informativos.