Recursos

Este conjunto de recursos educativos foi preparado com base nos materiais desenvolvidos para a implementação da Oficina ForestFM — uma oficina de produção de um programa de rádio participativo em contexto escolar sobre o tema da prevenção de incêndios rurais.

Para cada sessão, foi preparado um plano de atividades a desenvolver em sala de aula, apresentações de diapositivos, vídeos explicativos dos principais conteúdos e fichas de apoio à atividade, quando pertinente.

Volume 1

Volume 2

Esta formação teve como objetivo final a produção de aproximadamente 20 minutos, por cada turma, de conteúdo áudio diferenciado pronto a ser divulgado em diferentes plataformas sobre prevenção de incêndios rurais, com a participação da comunidade local.

Pretende-se, agora, que os professores de 3.º Ciclo e do Ensino Secundário de diversas áreas do conhecimento possam implementar esta Oficina de forma autónoma em sala de aula.

O primeiro bloco visa sensibilizar os jovens para a importância da comunicação através da rádio e do som, ao mesmo tempo que introduz o tema da prevenção de incêndios rurais. Neste contexto, os participantes serão envolvidos numa abordagem “mãos na massa”, em que se introduz o conceito de como se preparam os diferentes conteúdos áudio e da importância da rádio como meio de comunicação, enquanto se faz o diagnóstico do conhecimento dos participantes sobre os incêndios rurais.


SESSÃO #0 | Introdução

Apresentação do projeto e dos seus objetivos, através de um vídeo de motivação; enquadramento do tema dos Incêndios Rurais (kahoot sobre o tema); discussão e partilha das experiências sobre os incêndios por parte dos participantes.

Plano da sessão de introdução

Apresentação de diapositivos

Quiz sobre incêndios rurais

SESSÃO #1 | À descoberta da rádio

Visão geral da rádio; perceber as especificidades da linguagem radiofónica; reconhecer a importância da voz e de outros elementos sonoros. (Atividades como: kahoot sobre a rádio, brainstorm sobre as palavras que associam à rádio e Concurso Super Ouvido).

Plano da sessão #1

Apresentação de diapositivos

Quiz sobre a rádio

Atmosfera natural

#1 – bbc_AtmosferaNatural_07044118


Janela de um Carro

#3 – bbc_JanelaCarro_07023099


Pombos

#5 – bbc_Pombos_07030068 2


Tanques de Exército

#7 – bbc_TanquesExército_07063125


Pingos de chuva

#2 – bbc_PingosChuvaCave_07072022


Passos em chão de madeira

#4 – bbc_PassosChaoMadeira_07064229


Trote de Cavalos

#6 – bbc_TroteCavalos_07017077


SESSÃO #2 | O ABC da rádio

Familiarização com os diferentes conteúdos e formatos radiofónicos; perceber a estrutura de um programa de rádio; captação de voz/som (experiências de gravação com os telemóveis); abordagem da pertinência dos direitos de autor na seleção dos sons (atividades como: percurso/mapa sonoro).

Plano da sessão #2

Apresentação de diapositivos

#Diferentes conteúdos radiofónicos (pág. 3)


#As funções do som (pág. 4)

Trecho_OuroBranco_MMidoes_TSF_06Out2016


#Vamos construir um mapa sonoro (pág. 7)

Sons_Dia de Praia


#Som ambiente de um acontecimento (pág. 5)

Som_Alínea 1_Slide 5


#Intensificar ou dramatizar uma situação (pág. 5)

Som_Alínea 2_Slide 5


#Declarações de protagonistas (pág. 5)

Som_Alínea 3_Slide 5


#Reforçar o que é dito (pág. 5)

Som_Alínea 4_Slide 5


#Quando o som acompanha a palavra (pág. 5)

Som_Alínea 6_Slide 5


#Ligar diferentes elementos sonoros (pág. 5)

Som_Alínea 7_Slide 5


SESSÃO #3 | O ABC da floresta

Diagnóstico do conhecimento dos jovens sobre incêndios rurais, numa perspetiva global e local; identificação de lacunas no conhecimento sobre prevenção de incêndios; debate sobre o papel dos jovens na prevenção dos incêndios rurais. (Atividade: Puzzle dos Incêndios)

Plano da sessão #3

Vídeo 09 – Causas e consequências dos incêndios rurais

Vídeo 10 – Prevenção de incêndios rurais

Apresentação de diapositivos

Puzzle sobre os incêndios


As sessões do segundo bloco pretendem, ainda num tom introdutório, promover um espaço de pesquisa, em que o papel da comunidade local e do seu conhecimento é valorizado. Pretende-se promover essa sensibilização para o conhecimento já existente, recolher as histórias e iniciar a pesquisa e recolha de diferentes elementos sonoros na natureza que enquadrem essas mesmas histórias.


SESSÃO #4 | A voz da comunidade: as histórias que ouvimos contar

Abordagem à importância da comunicação com a comunidade sobre o tema dos incêndios rurais; valorização do conhecimento local: os jovens pensam sobre quem entrevistar, da sua comunidade local (familiares, vizinhança, colegas, professores…); preparação da recolha de entrevista exploratória: preparação do guião de entrevista/depoimento, marcação de entrevista/recolha de depoimento, cuidados a ter na gravação (com gravadores ou telemóveis).

Plano da sessão #4

Vídeo 05 – Entrevistar membros da comunidade e o Storytelling

*O vídeo 05 também é pertinente para as sessões #5, #10 e #13

Vídeo 06 – Como preparar conteúdos para rádio de forma eficaz?

*O vídeo 06 também é pertinente para as sessões #6, #7, #11, e #13
  • Notícia 1 – Fogo de Monchique fotografado a partir do espaço
  • Notícia 2 – Incêndios: salvaram-se as ovelhas. E o queijo da Serra?
  • Notícia 3 – País esquece “fatores de risco” para incêndios
  • Notícia 4 – Imagens do “diabo do fogo” em Portugal são notícia nos EUA
SESSÃO #5 | Narrativa áudio: como contar história

Conhecer as técnicas de storytelling. Que histórias queremos contar e de que forma?

Plano da sessão #5

#Contar histórias a partir do som (pág. 7)



#Criação de cenários com sons e narração (pág. 7)

Memórias de Vera Dias e Ricardo Neves


#Reportagem áudio com storytelling (pág. 7)

Reportagem incêndios – Alunos ESEV

SESSÃO #6 | A voz da comunidade: a experiência que queremos preservar (gravar um testemunho)

Promover o contacto com a produção de conteúdos radiofónicos: gravação de testemunhos (ideias, preocupações e histórias) da comunidade sobre a prevenção dos incêndios rurais. Os potenciais entrevistados deslocam-se à escola ou estão disponíveis online para a entrevista. Os participantes podem gravar alguns depoimentos de elementos da escola. Promover o espírito de entreajuda entre os colegas e a partilha de histórias e de ideias a partir da recolha.

Plano da sessão #6

Apresentação de diapositivos

SESSÃO #7 | A voz da floresta: produção de outros elementos sonoros

Promover o contacto com a produção de conteúdos radiofónicos: a recolha de outros elementos sonoros, através da gravação in loco e da pesquisa em bases de dados digitais.

Plano da sessão #7

Apresentação de diapositivos


O terceiro bloco compreende um conjunto de sessões que assentam na produção, edição, programação e divulgação do conteúdo áudio indispensável à concretização do programa de rádio participativo.

SESSÃO #8 | ForestFM: um programa de rádio participativo em defesa da floresta

Envolver os jovens na criação de um programa de rádio participativo, promovendo o gosto pela criação colaborativa; recordar a estrutura de um programa de rádio; conceber conteúdos de rádio, com formato e duração variáveis, com duração total aproximada de 20 minutos, com objetivos definidos a partir do conhecimento e preocupações identificados nas sessões anteriores; introdução aos géneros jornalísticos.

Plano da sessão #8

Vídeo 01 – Definição do canal de difusão

Vídeo 02 – Definição de equipas

Vídeo 03 – Definição dos objetivos do programa

Apresentação de diapositivos

Guião para um programa de rádio

SESSÃO #9 | Planificar e pesquisar

Promover o contacto com a pré-produção de conteúdos radiofónicos: planificar e preparar a produção; envolvimento dos jovens na pesquisa de informação sobre o tema; promover o contacto com as fontes; aprender a selecionar a informação pela sua pertinência, credibilidade e adequação ao meio de informação utilizado e ao destinatário.

Plano da sessão #9

*O vídeo 04 também é pertinente para a sessão #10

Apresentação de diapositivos

Ficha de classificação dos conteúdos

Guião de Pesquisa

SESSÃO #10 | Preparar uma entrevista

Promover o contacto com a pré-produção de conteúdos radiofónicos: adquirir noções básicas sobre como redigir um guião de uma entrevista e os cuidados a ter durante a mesma.

Plano da sessão #10

SESSÃO #11 | A voz da ciência: o conhecimento que queremos transmitir (gravar uma entrevista)

Promover o contacto com a produção de conteúdos radiofónicos: a gravação de uma entrevista; valorização do conhecimento científico: os jovens entrevistam elementos da comunidade científica (professores, cientistas, comunicadores de ciência), recolhendo contributos da ciência para a prevenção dos incêndios rurais.

Plano da sessão #11

SESSÃO #12 | A nossa voz: as histórias que queremos contar (escrever para rádio)

Promover o contacto com a produção de conteúdos radiofónicos: adquirir noções básicas sobre como escrever para rádio e os cuidados a ter; com base nos testemunhos recolhidos na comunidade local, na comunidade científica e noutras fontes, os jovens redigem as histórias que querem contar; os conceitos da edição são introduzidos nesta sessão, para orientarem a escrita.

Plano da sessão #12

Vídeo 07 – Seleção da informação e preparação da voz off

*O vídeo 07 também é pertinente para a sessão #13

Apresentação de diapositivos

SESSÃO #13 | A nossa voz: as histórias que queremos contar (gravar uma narrativa)

Promover o contacto com a produção de conteúdos radiofónicos: os jovens gravam as histórias /voz-off que querem contar, começando a ter em consideração a edição e a estrutura de conteúdo final.

Plano da sessão #13

Vídeo 08 – A edição com o programa Audacity

*O vídeo 08 também é pertinente para as sessões #14 e #15
SESSÃO #14 | Aprender a editar

Promover o contacto com a produção de conteúdos radiofónicos: a edição; aprender a selecionar a informação pela sua pertinência e adequação ao meio de informação utilizado e ao destinatário; selecionar trechos de entrevistas e de outros registos sonoros para edição.

Plano da sessão #14

Apresentação de diapositivos

Audacity: os primeiros passos (tutorial)

SESSÃO #15 | Editar, finalizar e ouvir

Promover o contacto com a produção de conteúdos radiofónicos: adquirir competências práticas de edição; editar os conteúdos a produzir. Reservar um espaço no final para os participantes ouvirem o que os colegas produziram.

Plano da sessão #15

Como preparar a divulgação do conteúdo