Apresentado em Gotemburgo o Projeto Educativo ForestFM

De 5 a 7 de outubro de 2023, durante a ECREA – Crisis7 Conference -, realizada em Gotemburgo (Suécia), foi apresentada a comunicação “Climate Change and Wildfire Preparedness: Engaging Students Through Media”. Esta apresentação destacou a importância de envolver os jovens na preparação para incêndios florestais através do uso dos media, com um foco especial no projeto educativo ForestFM.

O projeto ForestFM foi criado como uma iniciativa educacional para sensibilizar os jovens sobre os riscos de incêndios florestais e a importância da preparação. Utilizando um modelo de aprendizagem baseada em projeto, os estudantes produziram um programa de rádio comunitário, onde se envolveram na recuperação das experiências dos mais velhos sobre a preparação para incêndios, valorizando o conhecimento local e desenvolvendo a capacidade de aceder e retransmitir informações.

O estudo, que envolveu 94 estudantes de quatro escolas secundárias localizadas em áreas de alto risco de incêndios, incluiu um inquérito inicial sobre o interesse e conhecimento dos incêndios florestais, um workshop prático de produção radiofónica e entrevistas com os participantes sobre a preparação, práticas familiares e fontes de informação sobre o tema. Os resultados mostraram uma falta de conhecimento entre os jovens sobre a preparação para incêndios, e que a comunicação de riscos sobre incêndios florestais não era um tema relevante nas escolas nem nos media.

Os resultados foram discutidos num contexto mais amplo de áreas de mudança para futuros programas educativos sobre incêndios florestais. O ForestFM demonstra a importância de usar múltiplos domínios de conhecimento, incluindo o local e intergeracional, para educar os jovens sobre a preparação para incêndios. Ao incorporar estes tópicos no currículo e inovar nos métodos, é possível desenvolver um conjunto de “competências verdes” para se adaptar e mitigar os efeitos das alterações climáticas.


Publicado

em

por