Os jovens na linha da frente: rádio comunitária como forma de combate aos incêndios

Entre os dias 25 e 28 de maio, o projeto ForestFM participou nas XVII Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu, que decorreram na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Enquadrada numa sessão sobre “Vulnerabilidade, Riscos e Ordenamento do Território”, a apresentação com o título “O envolvimento dos jovens na prevenção dos incêndios rurais: o caso do projeto ForestFM” deu destaque à componente comunitária que o projeto assume na produção dos conteúdos radiofónicos.

Os jovens participantes no projeto do distrito de Viseu procuraram obter informação sobre os incêndios rurais ocorridos na região, sobretudo em 2017, junto da comunidade local, incluindo habitantes, especialistas e governantes.

Para isso, promoveram entrevistas e debates que, a par da pesquisa realizada, serviram de base para a preparação de notícias, reportagens, documentários e spots publicitários sobre prevenção de incêndios rurais.

Se, por um lado, o projeto pretende envolver a comunidade local na partilha de conhecimento, por outro, a produção de um programa de rádio sobre prevenção de incêndios pelos jovens das 4 escolas participantes no projeto pretende motivar os próprios a serem agentes da mudança de atitudes e de comportamentos, dando-lhes voz.

Na apresentação, foram também apresentadas as conclusões preliminares das entrevistas realizadas aos jovens participantes no fim da intervenção em 3 das 4 escolas que já haviam terminado as oficinas para a produção de conteúdos radiofónicos.

Procurou-se, ainda, entender de que forma este processo de criação pode permitir uma maior consciencialização para o tema da prevenção de incêndios rurais por parte dos jovens.


Publicado

em

por