Jornadas Pedagógicas destacam Programa de Rádio Escolar no contexto dos Incêndios e Alterações Climáticas

De 19 a 21 de abril, durante as XXX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA, realizadas em Caldas da Rainha, foi apresentada a comunicação “Incêndios Florestais e Alterações Climáticas: Promovendo a Consciência e Ação através de um Programa de Rádio Escolar”.

Esta iniciativa sublinhou a importância da comunicação de riscos para melhorar a capacidade dos estudantes de divulgar informações sobre os perigos dos incêndios florestais de forma clara e precisa.

Integrando conteúdos académicos com a prática de produção radiofónica, o programa incentiva os alunos a aplicar o seu conhecimento em contextos reais, promovendo a análise e discussão sobre as causas, consequências e estratégias de mitigação relacionadas com os incêndios florestais e as alterações climáticas. A experiência imersiva proporcionada pelo projeto visa desenvolver competências essenciais nos alunos, como o pensamento crítico, o trabalho em equipa e a comunicação eficaz, capacitando-os a tornarem-se promotores informados e proativos na prevenção de incêndios florestais e na promoção de práticas ambientais sustentáveis.

O projeto encoraja a participação ativa dos estudantes em todas as fases da produção do programa de rádio, desde a investigação inicial até à emissão final. Os resultados desta iniciativa, aplicados em cinco escolas da região centro, demonstram o impacto positivo na sensibilização e mobilização dos estudantes e da comunidade em geral para questões ambientais.


Publicado

em

por