Dos trabalhos de grupo desenvolvidos na Escola Secundária de Mortágua, as ideias orientaram-se em querer saber sobre o que as populações conhecem acerca da prevenção dos incêndios e se têm conhecimento sobre os Programas Aldeias Seguras/Pessoas Seguras.
Um dos casos que os alunos mencionaram, no final da visita de campo, foi a história de uma empresa de pneus, contada, em entrevista, aos alunos dentro da oficina, em que foi possível perceber todo o sucedido.
Já no dia 23 de março, outro grupo fez entrevistas na localidade de Felgueira, desta vez para questionar sobre o conhecimento/existência dos Programas Aldeias Seguras/Pessoas Seguras, além de quererem perceber como os populares percepcionam as ações de sensibilização e prevenção na região.
No final desta visita, os alunos relataram que, ao início, foi um desafio interagir e abordar as pessoas para as entrevistar, a dificuldade em gerir a conversa com o entrevistado e em ter atenção ao guião das perguntas, além da necessidade de adaptação das perguntas escritas e de as explicar de forma diferente, em alguns casos.